segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A Aids nos dias de hoje

Atualmente pouco se fala sobre os danos que o Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar no organismo. Afinal de contas muito do seu mecanismo de ação foi descoberto, drogas novas foram inventadas e vive-se muito mais tempo do que na época do seu surgimento, no início dos anos 80. É considerada hoje como uma doença crônica como Diabetes e Hipertensão, e muitos dos pacientes acometidos vão a óbito por causas outras, associadas ou não ao HIV, como infarto agudo do miocárdio, diabetes, decorrentes ou não de efeitos colaterais das drogas utilizadas para o controle do vírus. A pandemia da AIDS tomou uma nova cara hoje, popularizou-se atingindo todas as camadas sociais; interiorizou-se, não atingindo somente os grandes centros como no passado; e feminilizou-se, passando de uma relação de 18 homens para 1 mulher para quase 1:1 nos dias de hoje. Mas não é por isso que deve ser banalizada. As ações de prevenção devem ser intensificadas cada vez mais, para impedir o número de pessoas infectadas a cada ano. O rígido controle dos bancos de sangue; o oferecimento da testagem de gestantes, detecção das infectadas e todos os mecanismos capazes de reduzir milagrosamente a transmissão vertical; o incentivo a prática do sexo seguro (seja ele como for); uso de seringas descartáveis em hospitais e pelos usuários de drogas endovenosas (que ainda é um tema polêmico). Tudo isso, associado ao diagnóstico precoce, aderência ao tratamento anti-retroviral quando necessário, acompanhamento multiprofissional adequado e investimento em pesquisas para novas drogas e vacinas vão fazer com que, em breve, a Aids não seja responsável por tanto prejuízo na vida das pessoas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Todo esse papo de AIDs , me fez lembrar que eu preciso tirar o meu piano das costas! Eu preciso fazer um teste de HIV.

Já passou da hora.

Abraços e boa semana!

www.anjinhocarioca.blig.ig.com.br

jacques disse...

moço, estou meio sumido do msn mesmo... e quase sempre entro como offline. mas realmente nunca te vejo on! tem certeza de que me adicionou de verdade? manda teu endereço novamente pra mim (pode ser pelo jacksonaraujo@gmail.com).

beijos!

Cara Imperfeito disse...

Perfeito!

Sugiro que vc fale informalmente sobre as DST´s. A gente não imagina que numa brincadeira possa contrair algo. Vc é da área, acho que pode ajudar algumas pessoas.

Abraço!

Anônimo disse...

Oi querido...

Sou neurótico com relação a isso, não faço sexo sem segurança e já fui testado duas vezes... janeiro é o mês do teste para mim!

Acredito que, por outro lado, esses benefícios todos que os novos tratamentos trazem estão fazendo as pessoas terem uma certa sensação de cura, como se a AIDS não fosse mais problema...

POIS ELA AINDA É!

Não podemos nos esquecer disso.

Greco disse...

bobinho...

Anônimo disse...

Faz tempo que não te "vejo"...

=)

Anônimo disse...

Querido, está na hora de vc ressurgir!